O trabalho focado na busca da valorização, reconhecimento e fortalecimento da carreira do Perito Médico Previdenciário e Supervisores Médicos Periciais da Previdência Social, promovendo ações políticas, científicas e sociais é a essência da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social – ANMP. Esta é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Brasília (DF), no SHS, quadra 06, bloco A, salas 408/409, edifício Brasil 21. Somos um conjunto diferenciado de médicos especialistas em perícia médica que, integrados numa entidade fortemente representativa e reconhecida pelos diversos setores da sociedade e pelo governo, faz a diferença na contínua construção de uma carreira sólida e respeitada.

Originalmente surgida da necessidade de se garantir a representação desta categoria estrategicamente importante para o governo, a ANMP congrega, em seu quadro de associados, pensionistas, Servidores Federais aposentados e da ativa, que são promotores de justiça social, ordenando as despesas públicas através do reconhecimento de direito a benefícios por Incapacidade (BI), Benefícios de Prestação Continuada (BPC/LOAS), Isenção de Imposto de Renda, dentre outros. Esses atributos ratificam a sua grande importância estratégica, dada a característica desta associação em reunir em seus quadros profissionais altamente qualificados, responsáveis pelo funcionamento de mais da metade da demanda do INSS.

Os objetivos da ANMP estão definidos no capítulo I, artigo 1º do seu Estatuto Social, que rege suas ações e foi reformulado pela última vez em 2011, com a participação maciça de seus associados neste processo e dos Delegados na Assembleia Geral especificamente convocada para este fim. Os poderes sociais desta associação são exercidos por:

  1. Assembleia Geral – Poder máximo da ANMP quando regularmente instalada e constituída.
  2. Diretoria Executiva – Órgão colegiado encarregado da administração da associação por delegação da Assembleia Geral.
  3. Conselho Fiscal – Órgão fiscalizador da gestão econômico-financeira da ANMP.
  4. Delegados – Filiados efetivos da associação, que representam os associados em suas respectivas Gerências Executivas do INSS.
  5. Conselho de Ética – Composto por 5 Delegados devidamente empossados e eleitos pelo Conselho de Delegados.

A ANMP ainda conta com cinco coordenadores regionais, responsáveis pela coordenação dos Delegados nas cinco Superintendências do INSS (I-São Paulo, II-Sudeste, III-Sul, IV-Nordeste e V-Norte e Centro-oeste) e de cinco departamentos que auxiliam na condução das políticas de atenção ao associado e no cumprimento dos seus objetivos, sendo eles:

  1. Departamento de Ética
  2. Departamento de Aposentados
  3. Departamento de Comunicação
  4. Departamento Técnico-Científico
  5. Departamento de Delegados

Desta forma, de maneira capilarizada, com representação em todo o território nacional, a ANMP se solidifica a cada dia como a legítima representante da Perícia Médica Previdenciária, agindo com idoneidade e seriedade na defesa e promoção dos interesses de seus associados.